Licenciatura em Pedagogia
banner_topo1.jpg
Licenciatura em Pedagogia

Apresentação
O Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é oferecido em 10 cidades polo e é organizado em 8 períodos com duração prevista de 4 anos. O curso é voltado para profissionais interessados em gestão e pesquisa educacional e docência.

Área de Atuação
O Curso Normal Superior prepara o educador para atuar na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos, além da Gestão Educacional. O profissional Licenciado em Pedagogia poderá atuar em espaços escolares e não escolares, desenvolvendo formas de gestão educacional a partir dos princípios da gestão democrática. Na interseção dos campos de atuação na gestão educacional e docência, situa-se a dimensão da Investigação dos Processos Educativos, ou seja, ao investigar questões educacionais o pedagogo será responsável pela produção e difusão do conhecimento construído.

O Curso
A proposta pedagógica de Licenciatura em Pedagogia é formar profissionais que contribuam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem das crianças atendidas pela rede pública, garantindo assim eficácia do seu direito à educação. Outro objetivo é contribuir para a ampliação das alternativas de formação de professores a distância e criar novas práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos alunos que estudam à noite, ou que trabalham em atividades não discentes, de forma a facilitar seu desempenho na etapa do estágio supervisionado obrigatório.

Polos
  • Durandé